DESCRIÇÕES DOS CURSOS E OFICINAS



CURSOS

CURSO 1 - NEUROPLASTICIDADE PARA ORIENTAÇÕES DAS FASES DE MATURAÇÃO.
- O que é neuroplasticidade?
- Fases da Maturação;
- As fases do desenvolvimento e os estímulos adequados;
- Tipos de Plasticidade Cerebral;
- Desenvolvimento da Integração Sensorial de 0 a 3 anos;
- Desenvolvimento das habilidades motoras;
- A Maturação na aprendizagem;
- Estágios neurobiologicamente pré-estabelecidos de aquisição da linguagem;
- Atividades para expressão global corporal.

CURSO 2 – INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
  - Principais Transtornos e síndromes que prejudicam a aprendizagem;
- A intervenção psicopedagógica  na leitura e na  escrita;
- A intervenção psicopedagógica  nas dificuldades de aprendizagem na matemática;
- O papel da família no processo da aprendizagem;
- Winnicott sobre o brincar na psicopedagogia;
- Jogo do rabisco para avaliação e intervenção diagnóstica;
- Ideias de atividades psicopedagógicas  para trabalhar as dificuldades de aprendizagem.

CURSO 3  TRANSTORNO ESPECÍFICO DA APRENDIZAGEM (ENTENDENDO A DISLEXIA)

- O que é dislexia e Tipos de dislexia.
- Como identificar se a criança é disléxica?
 - Diagnóstico e tratamento.
- Características Associadas que Apoiam o Diagnóstico (DVM-  V)
- Consequências Funcionais do Transtorno Específico da Aprendizagem. (DVM-  V)
- Aspectos neuropsicológicos  da Dislexia e sua influência na sala de aula.
- Comorbidade (disgrafia, discalculia, dispraxia, déficit de atenção).
- Como o educador poderá ajudar a criança no processo de aprendizagem.
 - A pessoa com dislexia tem direito a inclusão educacional? 


CURSO 4  - TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/ HIPERATIVIDADE (TDAH)
-O que é Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade? 
- Quais são as causas e sintomas? 
- Critérios Diagnósticos para Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (F90.1- DSM V) e subtipos.
- Possíveis tratamentos.
- Características Associadas que Apoiam o Diagnóstico.
- O contexto da família de uma criança com TDAH.
- Como ajudar as crianças e adolescentes com o transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade?

CURSO 5 – 315.1 (F81.2) PREJUIZO NA MATEMATIICA: DISCALCULIA.
- Discalculia segundo DSM – V
- Especificar a gravidade atual.
- A construção do conhecimento Lógico Matemático nos aspectos afetivos e cognitivos;
- Segundo a teoria do desenvolvimento cognitivo, estágios diferenciados na aprendizagem;
- Qual a diferença? Acalculia e Discalculia;
- Como ajudar o professor a enfrentar as dificuldades de aprendizagem em matemática;
- Características do grupo de dificuldades de aprendizagem da matemática;
- Que estratégias poderíamos utilizar para trabalhar uma situação problema?
- Jogos e atividades para trabalhar com a matemática.

CURSO 6 ADAPTAÇÃO DA CRIANÇA NO INGRESSO À EDUCAÇÃO INFANTIL
-   Como a escola deve orientar os pais para entrada da criança na mesma;
-   Quais os comportamentos mais comuns nesta  fase de adaptação
-    Como deve ser feita a adaptação das crianças  no berçário
-    Como lidar com os diferentes comportamentos das crianças;
-    Orientar os educadores como receber as crianças que levam para a escola os objetos transicionais (ex. chupeta, ursinho, cobertorzinho);
-    Atividades que facilitam a adaptação da criança.

 CURSO 7 FORMAÇÃO PARA ESPECIALISTAS EM BERÇÁRIO

1ª PARTE
-         Conceituação e postura da profissional;
-         Como e onde trabalham as berçaristas?
-         Responsabilidades nos cuidados com o bebê;
-         Relacionamento com os pais e como  passar confiança;
-         Adaptação da criança;
-         Rotina no berçário e Educação Infantil;
-         Referencial Curricular Nacional (RCNs);
-         Higienização do bebê e seus pertences;
-         Troca e retirada de fraldas (controle esfincteriano);
2ª PARTE
-         Noções de primeiros socorros e prevenções de acidentes;
-         Fases do desenvolvimento infantil, segundo Piaget;
-         Construção da identidade e autonomia;
-         Como estabelecer limites; como lidar com as birras;
-         Formação da personalidade da criança;
-         A importância e o direito de brincar;
-         Como estimular o bebê e a criança na Educação Infantil.
-         Desenvolver atividades divertidas e lúdicas para as crianças.
-         Lidar com os imprevistos que podem ocorrer em um berçário.
-         Sugestões de músicas e brincadeiras.

OFICINAS

(Oficina 1)  JOGOS E BRINCADEIRAS QUE ESTIMULAM O CÉREBRO  NAS AREAS DE LEITURA, LINGUAGEM E LÓGICA.
- Desenvolver hábitos corretos que envolvem a motricidade.
- Mostrar fases do desenvolvimento e estímulos adequados para que ocorra um desenvolvimento integral.
- Importância em desenvolver um Esquema Corporal  bem  constituído.
- Como desenvolver hábitos corretos que envolvem a motricidade.
- Estimular as percepções através de jogos e brincadeira.
- Brincadeiras para desenvolver a aprendizagem e a autonomia.
- Atividades e dinâmicas que estimulam o desenvolvimento integral da criança.
- Confecções de jogos com conteúdos cognitivos.
- Brincadeiras de estafetas.
- Jogos que alimentam o cérebro das crianças e adolescentes  proporcionando estratégias para sua aprendizagem.
- Jogos com o objetivo de estimular as capacidades cognitivas das crianças e adolescentes envolvendo a leitura, a escrita, a lógica, as percepções e as emoções. 
 (Oficina 2)  O LÚDICO NO BERÇÁRIO E NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO PROCESSO DE PRENDIZAGEM E CONVIVÊNCIA.
- Conhecimentos teóricos e práticos para os educadores.
- A importância do brincar no dia a dia estimulando seu autocontrole, autoestima e cooperação.
- A importância dos estímulos lúdicos de movimentos corporais e sua influência na aprendizagem significativa.
- O lúdico como estratégia para atingir os conteúdos pedagógicos na Educação Infantil.
 - Atividades e brincadeiras para bebês desenvolvendo a motricidade nos movimentos corporais.
- Cesta dos tesouros Montessori: o que é e como fazer?
- Desenvolver e estimular a criatividade para alcançar os objetivos pedagógicos de acordo com as faixas etárias.
 - Jogos competitivos e cooperativos usando a psicomotricidade na Educação Infantil.



(OFICINA 3) NOÇÕES BÁSICAS  EM GASTRONOMIA INFANTIL , ALIMENTOS NUTRITIVOS E BONS HÁBITOS ALIMENTARES PARA CRIANÇAS.
- Abordar assuntos referentes a alimentos nutritivos para a idade infantil e mostrar a importância das vitaminas nos alimentos.
- Elaboração de um cardápio saudável confeccionando um livro de receita divertidas direcionadas  para  crianças.
- Cartilha de culinária orientando os pais.
- Aproximar as crianças a alimentos saudáveis e afastá-las dos fast foods.
- A importância da apresentação das refeições na alimentação infantil.
- Gastronomia lúdica voltada à alimentação infantil. Jogos com diversos tipos de alimentos.
- Brincadeiras que estimulem o raciocínio lógico,  linguagem oral e escrita desenvolvendo os cinco sentidos.
- Orientação no desenvolvimento da alimentação do  lactente e até os 6 anos;


(OFICINA 4)  ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
- O papel do educador da 1ª infância na construção dos espaços educativos.
- Estudos práticos dos diferentes métodos: analítico, sintético e misto pra melhorar o trabalho na sala de aula.
- A alfabetização e o letramento.
- A tecnologia como ferramenta a favor da alfabetização e do letramento.
- Codificação, decodificação, capacidade de interpretar, compreender, criticar  e produzir conhecimento.
- Como desenvolver a coordenação motora para facilitar a escrita e despertar o interesse pela leitura.
- Como lidar com a dificuldade de aprendizagem na alfabetização e letramento.
- Ideias de livros e jogos  para estimular a leitura em crianças na fase de alfabetização.

(OFICINA 5) A CONTRIBUIÇÃO DA PSICOMOTRICIDADE NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
- Imagem e esquema corporal, equilibração e coordenação.
- Lateralidade, tonicidades, psicomotricidade e a escrita.  
- O papel da psicomotricidade na aquisição da linguagem.
- Uma abordagem neuropsicológica sobre o conhecimento do próprio corpo.
- Algumas dificuldades apresentadas  no processo de aprendizagem.
- Atividades, brinquedos e brincadeiras para desenvolver a psicomotricidade na criança.

(OFICINA 6) POR QUE É TÃO IMPORTANTE ENSINAR VALORES E LIMITES PARA AS CRIANÇAS?
- Como saber a hora de dizer sim e a hora de dizer não?
- Limites sem sofrimento.
- Aprender a ouvir as crianças.
- Como trabalhar limites no dia a dia buscando soluções de forma construtiva.
- O educador  se atualizando na  realidade dos nossos dias para motivar suas crianças.
- Alguns exemplos podem ajudar a compreender melhor: necessidade e desejos colocando sua importância.
- Trabalhando emoções e comportamentos como: medo, diferenças, respeito, solidão, raiva, birra, limites, etc.
- Brincadeiras, jogos e dinâmicas para trabalhar valores e limites.
- Fábulas diversas, livros infantis que trabalham sentimentos aplicados às crianças.


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