CURSOS
CURSO 1 - NEUROPLASTICIDADE
PARA ORIENTAÇÕES DAS FASES DE MATURAÇÃO.
-
O que é neuroplasticidade?
- Fases
da Maturação;
- As
fases do desenvolvimento e os estímulos adequados;
- Tipos
de Plasticidade Cerebral;
- Desenvolvimento
da Integração Sensorial de 0 a 3 anos;
- Desenvolvimento
das habilidades motoras;
- A
Maturação na aprendizagem;
- Estágios
neurobiologicamente pré-estabelecidos de aquisição da linguagem;
- Atividades
para expressão global corporal.
CURSO 2 – INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA E DIFICULDADES
DE APRENDIZAGEM
-
Principais Transtornos e síndromes que prejudicam a aprendizagem;
- A intervenção psicopedagógica na leitura e na escrita;
- A intervenção
psicopedagógica nas dificuldades de aprendizagem
na matemática;
- O papel da família no
processo da aprendizagem;
- Winnicott sobre o brincar na
psicopedagogia;
- Jogo do rabisco para avaliação
e intervenção diagnóstica;
- Ideias de atividades
psicopedagógicas para trabalhar as
dificuldades de aprendizagem.
CURSO
3 – TRANSTORNO ESPECÍFICO DA APRENDIZAGEM (ENTENDENDO
A DISLEXIA)
- O que é dislexia e Tipos de dislexia.
- Como identificar se a criança é
disléxica?
-
Diagnóstico e tratamento.
- Características Associadas que Apoiam
o Diagnóstico (DVM- V)
- Consequências Funcionais do Transtorno
Específico da Aprendizagem. (DVM- V)
- Aspectos
neuropsicológicos da Dislexia e sua
influência na sala de aula.
- Comorbidade (disgrafia, discalculia,
dispraxia, déficit de atenção).
- Como o educador poderá ajudar a criança
no processo de aprendizagem.
- A
pessoa com dislexia tem direito a inclusão educacional?
CURSO 4 - TRANSTORNO
DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/ HIPERATIVIDADE (TDAH)
-O
que é Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade?
- Quais
são as causas e sintomas?
- Critérios
Diagnósticos para Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (F90.1- DSM
V) e subtipos.
- Possíveis
tratamentos.
-
Características Associadas que Apoiam o Diagnóstico.
- O
contexto da família de uma criança com TDAH.
- Como
ajudar as crianças e adolescentes com o transtorno de Déficit de Atenção /
Hiperatividade?
CURSO 5 – 315.1 (F81.2)
PREJUIZO NA MATEMATIICA: DISCALCULIA.
-
Discalculia segundo DSM – V
-
Especificar a gravidade atual.
- A
construção do conhecimento Lógico Matemático nos aspectos afetivos e
cognitivos;
- Segundo
a teoria do desenvolvimento cognitivo, estágios diferenciados na aprendizagem;
- Qual a diferença? Acalculia e Discalculia;
- Como ajudar o professor a enfrentar as dificuldades de
aprendizagem em matemática;
- Características do grupo de dificuldades de
aprendizagem da matemática;
- Que estratégias poderíamos utilizar para trabalhar uma
situação problema?
- Jogos e
atividades para trabalhar com a matemática.
CURSO 6 - ADAPTAÇÃO
DA CRIANÇA NO INGRESSO À EDUCAÇÃO INFANTIL
- Como a escola deve orientar os pais para
entrada da criança na mesma;
- Quais os comportamentos mais comuns nesta fase de adaptação
- Como deve ser feita a adaptação das crianças no berçário
- Como lidar com os diferentes comportamentos das
crianças;
- Orientar os educadores como receber as
crianças que levam para a escola os objetos transicionais (ex. chupeta,
ursinho, cobertorzinho);
- Atividades que facilitam a adaptação da
criança.
1ª PARTE
-
Conceituação e postura da profissional;
-
Como e onde trabalham as berçaristas?
-
Responsabilidades nos cuidados com o bebê;
-
Relacionamento com os pais e como passar confiança;
-
Adaptação da criança;
-
Rotina no berçário e Educação Infantil;
-
Referencial Curricular Nacional (RCNs);
-
Higienização do bebê e seus pertences;
-
Troca e retirada de fraldas (controle
esfincteriano);
2ª
PARTE
-
Noções de primeiros socorros e prevenções de
acidentes;
-
Fases do desenvolvimento infantil, segundo
Piaget;
-
Construção da identidade e autonomia;
-
Como estabelecer limites; como lidar com as
birras;
-
Formação da personalidade da criança;
-
A importância e o direito de brincar;
-
Como estimular o bebê e a criança na Educação
Infantil.
-
Desenvolver atividades divertidas e lúdicas
para as crianças.
-
Lidar com os imprevistos que podem ocorrer em
um berçário.
-
Sugestões de músicas e brincadeiras.
OFICINAS
(Oficina 1) JOGOS E BRINCADEIRAS QUE ESTIMULAM O CÉREBRO NAS AREAS DE LEITURA, LINGUAGEM E LÓGICA.
- Desenvolver hábitos corretos
que envolvem a motricidade.
- Mostrar fases do
desenvolvimento e estímulos adequados para que ocorra um desenvolvimento integral.
- Importância em desenvolver um
Esquema Corporal bem constituído.
- Como
desenvolver hábitos corretos que envolvem a motricidade.
- Estimular as percepções através
de jogos e brincadeira.
- Brincadeiras para desenvolver a
aprendizagem e a autonomia.
- Atividades e dinâmicas que
estimulam o desenvolvimento integral da criança.
- Confecções de jogos com
conteúdos cognitivos.
- Brincadeiras de estafetas.
- Jogos
que alimentam o cérebro das crianças e adolescentes proporcionando estratégias para sua
aprendizagem.
- Jogos
com o objetivo de estimular as capacidades cognitivas das crianças e
adolescentes envolvendo a leitura, a escrita, a lógica, as percepções e as
emoções.
(Oficina 2) O LÚDICO NO BERÇÁRIO E NA EDUCAÇÃO INFANTIL
COMO PROCESSO DE PRENDIZAGEM E CONVIVÊNCIA.
- Conhecimentos teóricos e práticos para os educadores.
- A importância do brincar no dia a dia estimulando seu
autocontrole, autoestima e cooperação.
- A importância dos estímulos lúdicos de movimentos
corporais e sua influência na aprendizagem significativa.
- O lúdico como estratégia para atingir os conteúdos
pedagógicos na Educação Infantil.
- Atividades e
brincadeiras para bebês desenvolvendo a motricidade nos movimentos corporais.
- Cesta dos tesouros Montessori: o que é e como fazer?
- Desenvolver e estimular a criatividade para alcançar os
objetivos pedagógicos de acordo com as faixas etárias.
- Jogos
competitivos e cooperativos usando a psicomotricidade na Educação Infantil.
(OFICINA 3) NOÇÕES BÁSICAS EM GASTRONOMIA INFANTIL ,
ALIMENTOS NUTRITIVOS E BONS HÁBITOS ALIMENTARES PARA CRIANÇAS.
- Abordar assuntos referentes a alimentos nutritivos para
a idade infantil e mostrar a importância das vitaminas nos alimentos.
- Elaboração de um cardápio saudável confeccionando um
livro de receita divertidas direcionadas
para crianças.
- Cartilha de culinária orientando os pais.
- Aproximar as crianças a alimentos saudáveis e
afastá-las dos fast foods.
- A importância da apresentação das
refeições na alimentação infantil.
- Gastronomia lúdica voltada à alimentação infantil.
Jogos com diversos tipos de alimentos.
- Brincadeiras que estimulem o raciocínio lógico, linguagem oral e escrita desenvolvendo os
cinco sentidos.
- Orientação no desenvolvimento da alimentação do lactente e até os 6 anos;
(OFICINA 4) ALFABETIZAÇÃO
E LETRAMENTO
- O papel do educador da
1ª infância na construção dos espaços educativos.
- Estudos práticos dos diferentes métodos: analítico,
sintético e misto pra melhorar o trabalho na sala de aula.
- A alfabetização e o letramento.
- A tecnologia como ferramenta a favor da
alfabetização e do letramento.
- Codificação, decodificação, capacidade de interpretar,
compreender, criticar e produzir
conhecimento.
- Como desenvolver a coordenação motora para facilitar a
escrita e despertar o interesse pela leitura.
- Como lidar com a dificuldade de aprendizagem na
alfabetização e letramento.
- Ideias
de livros e jogos para estimular a
leitura em crianças na fase de alfabetização.
(OFICINA 5) A CONTRIBUIÇÃO DA PSICOMOTRICIDADE NO
PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
- Imagem e esquema corporal,
equilibração e coordenação.
- Lateralidade, tonicidades,
psicomotricidade e a escrita.
- O papel da psicomotricidade
na aquisição da linguagem.
- Uma abordagem neuropsicológica
sobre o conhecimento do próprio corpo.
- Algumas dificuldades
apresentadas no processo de aprendizagem.
- Atividades, brinquedos e
brincadeiras para desenvolver a psicomotricidade na criança.
(OFICINA 6) POR QUE É TÃO IMPORTANTE ENSINAR VALORES E
LIMITES PARA AS CRIANÇAS?
- Como saber a hora de dizer sim e a hora de dizer não?
- Limites sem sofrimento.
- Aprender a ouvir as crianças.
- Como trabalhar limites no dia a dia buscando
soluções de forma construtiva.
- O educador se atualizando
na realidade dos nossos dias para
motivar suas crianças.
- Alguns exemplos podem ajudar a compreender melhor: necessidade e
desejos colocando sua importância.
- Trabalhando emoções e comportamentos como: medo, diferenças, respeito,
solidão, raiva, birra, limites, etc.
- Brincadeiras, jogos e dinâmicas para trabalhar valores e limites.
- Fábulas diversas, livros infantis que trabalham sentimentos aplicados
às crianças.
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