Um problema que muitos educadores têm enfrentado ultimamente dentro da
sala de aula é a dificuldade de seus
alunos na leitura e escrita.
Portanto, é importante que pais e professores tenham como objetivo comum
estimular no dia a dia a leitura na vida das crianças. Desde incentivar a
leitura de livrinhos, como também lendo para elas placas e qualquer anúncio que
apareça diante de seus olhos. Também é indicado fazer brincadeiras e jogos que
despertem a vontade e a curiosidade de ler.
Há muitas maneiras de incentivar isso, basta que os adultos que convivem
com essas crianças, saibam e acreditem na importância desses estímulos. A
interação entre professores e pais é muito importante para essa finalidade. O
aspecto lúdico deve estar sempre presente para tornar esse momento prazeroso
para a criança.
Claro que essas estratégias são úteis, mas nem sempre suficientes para
estimular e resolver a dificuldade que as crianças apresentam no processo da
alfabetização. O professor tem que ter um olhar individualizado para cada
situação. E, caso perceba que a dificuldade não está sendo superada, deve
orientar os pais a procurarem um profissional de psicopedagogia para avaliar o
porquê dessa dificuldade. O quanto antes for investigada a dificuldade e feita
a intervenção adequada, melhor e mais rápido será o resultado.
Muitas vezes, algumas crianças mesmo já alfabetizadas apresentam muitas
dificuldades ortográficas, trocas fonéticas, dificuldades nas interpretações,
pois a leitura está muito defasada e a criança não entende o que lê. Nesses
casos também há necessidade da ajuda de profissionais qualificados para
detectar o que está causando esta dificuldade ou até se existe algum distúrbio
de aprendizagem.
É importante salientar que o tratamento não pode ser o mesmo para todas
as crianças com dificuldade de
leitura e escrita. A intervenção psicopedagógica é única para cada
situação. O papel do psicopedagogo é fundamental para identificar, analisar,
planejar e intervir por meio das etapas de diagnósticos e tratamento buscando
recursos para dar segurança a essas crianças verificando qual é o caminho que
facilita sua aprendizagem.
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