Hoje
a escola deve formar seus alunos e não apenas instruí-los. Sendo assim, o papel
do professor é primordial no processo de aprendizagem e com os novos processos
de formação continuada, faz-se necessário cada vez mais melhorar sua
capacitação buscando novos conhecimentos e atualizações.
Tenho
observado queixas de professores, dizendo que seus alunos não leem, não decodificam,
não sabem interpretar, fazer uma redação e não conseguem resolver problemas,
pois não entendem o problema. Infelizmente, alguns alunos chegam ao final da
Educação Básica não sabendo ler nem escrever. Pode parecer exagero, mas tenho conhecimento
de adolescentes que estão nessa situação.
O
ensino nas escolas públicas não tem conseguido atingir todos os alunos na
aprendizagem da leitura e escrita. O sistema de ensino de educação continuada, que
é aquele onde se aguarda que no ano seguinte o aluno consiga atingir o nível
desejado, limita o trabalho e a autonomia dos professores, e, muitas vezes, este
aluno acaba chegando no Ensino Médio sem saber ler nem escrever.
Para
que os alunos tenham interesse em aprender e criem competências cognitivas,
faz-se necessário criar novas situações de aprendizagem significativas e
atraentes, em que os alunos sintam prazer, interesse e se motivem a ir à escola
e estudar visando perspectivas positivas para seu futuro profissionalizante e
como cidadãos ativos, autônomos e responsáveis, com direitos e deveres.
Segundo
Charlot (2005, p. 55) “[...] uma aula interessante é aquela em que ocorre o
encontro do desejo com o saber”. Sendo assim, todos os envolvidos no processo
educativo devem ter claro que aprender algo é adquirir conhecimentos que possam
ser transformados e adaptados à realidade de cada pessoa. Estes conhecimentos
necessitam ser compreendidos, para que possam ser questionados.
É
preciso também melhorar a formação dos docentes, pois eles são os mediadores do
conhecimento e devem incentivar seus alunos a questionar, despertar neles a
curiosidade e a vontade de aprender, motivá-los para descobrir conceitos e
conteúdos significativos, usando sua metodologia e domínio no conteúdo que
desejam atingir.
Um
professor experiente e atento é capaz de perceber progressos e dificuldades em
seus alunos. Quando a dificuldade fica evidente e começa a prejudicar o
processo cognitivo desse aluno, faz-se necessário investigar se não existe uma
dificuldade de aprendizagem.
Estas
dificuldades podem ocorrer por inúmeros fatores, orgânicos ou emocionais, que
acabam sendo descobertos nas salas de aula por professores atentos e
preocupados com o desenvolvimento de seus alunos.
Imagem retirada do Google.
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