O
processo de aprendizagem é muito complexo porque envolve sistemas e habilidades
diversas, inclusive as motoras. Sendo assim, devemos entender a importância em
adquirir determinados conceitos e movimentos que irão viabilizar e facilitar
todo o processo de aprendizagem nesse período da educação infantil, facilitando
a aprendizagem da leitura e da escrita.
Na maioria das vezes, quando a criança
apresenta uma dificuldade de aprendizagem, a causa do problema não está relacionada
ao nível escolar que está frequentando no momento, mas está relacionada ao fato
de ter havido alguma falha no início desse processo, que é iniciado na educação
infantil.
As habilidades básicas são condições mínimas
para uma boa aprendizagem, e constituem a estrutura da educação psicomotora que
é tão importante no processo de ensino-aprendizagem.
Para que ocorra esse desenvolvimento
psicomotor, o professor precisa construir e reconstruir o seu saber, a partir
de meios e estratégias para estimular suas crianças no desenvolvimento desse
processo.
Os
principais aspectos a serem destacados são: esquema corporal, lateralidade,
organização espacial e estruturação temporal. Também é importante trabalhar as
percepções e a motricidade ampla e fina.
O
educador deve desenvolver atividades significativas com crianças de 0 a 6 anos
com o objetivo de promover o processo ensino-aprendizagem na educação infantil.
Para isso o professor e demais profissionais que atuam na educação infantil
devem conhecer o desenvolvimento das crianças para atuarem de acordo com suas
faixas etárias e dentro de seus limites.
Um
esquema corporal mal constituído resultará em uma criança que não coordena bem
seus movimentos, veste-se ou despe-se com lentidão, as habilidades manuais lhe
são difíceis, a caligrafia é feia, sua leitura é inexpressiva, não harmoniosa.
(MORAIS, 2002)
Um
bom trabalho com a motricidade proporciona à criança realizar com facilidade
atividades do dia a dia para se tornarem mais independentes, além de passar
pelo processo de alfabetização com um desempenho significativo, com mais
segurança e destreza.
É
muito importante termos conhecimento de que o processo de linguagem escrita na
criança não se inicia na alfabetização. Sendo assim, a criança deve ser
estimulada a realizar atividades que envolvam movimentos com o corpo todo, e
consequentemente com as mãos e dedos de forma que futuramente ela tenha melhor
habilidade para usar a motricidade fina com o uso do lápis, entre outros.
TRABALHAR COM ARGILA DESENVOLVE MUITAS HABILIDADES PSICOMOTORAS.
Você quer conhecer também como colocar limites e valores nas crianças?
Estou abrindo uma turma especial em março para o curso de
"Metodologia do Trabalho de valores e limites com crianças".
Para mais informações, clique aqui.
Ótimo texto, me ajudou muito (sou normalista)!
ResponderExcluirbjbj
Obrigada! Fico feliz em poder contribuir. Logo vem mais textos. bjsss
Excluirinformação de grande valia. muito obrigado por compartilhar o seu conhecimento conosco
ResponderExcluirEu que agradeço por visitar meu blog.
ExcluirEu que agradeço por visitar meu blog.
Excluirinformação de grande valia. muito obrigado por compartilhar o seu conhecimento conosco
ResponderExcluirEu que agradeço por visitar meu blog.
ResponderExcluirFoi de grande ajuda no meu seminario obrigado
ResponderExcluirEu que agradeço sua visita no meu blog.
Excluirmuito bom esse texto...Parabéns.
ResponderExcluirObrigada!!!!
ExcluirMUITO BOM, AJUDOU MUITO PARA O NOSSO ENTENDIMENTO
ResponderExcluirQue bom, fico feliz!!!!
ExcluirMUITO BOM, AJUDOU MUITO PARA O NOSSO ENTENDIMENTO
ResponderExcluirFico feliz em poder colaborar com meus textos.
ResponderExcluirObrigada Margaret por compartilhar esse tesouro de conhecimento...!!
ResponderExcluirObrigada Margaret por compartilhar esse tesouro de conhecimento...!!
ResponderExcluirEu que agradeço. Que bom que vc gostou, Marlizana.
ExcluirOlá gostaria de uma informação qual o proceder de um professor quando da um trabalho com argila para uma criança de 06anos que ainda ñ tem muita coordenação motora bem definida
ResponderExcluirOlá gostaria de uma informação qual o proceder de um professor quando da um trabalho com argila para uma criança de 06anos que ainda ñ tem muita coordenação motora bem definida
ResponderExcluirDeusa,toda atividade com argila é ótima para a desenvolver a coordenação motora da criança.
ExcluirDeixe a criança manusear livremente e criar o que consegue dentro dos seus limites.
perfeito me ajudou muito. obrigado!!!
ResponderExcluirAnderson, fico feliz em poder te ajudar. Eu que agradeço sua visita no meu blog.
ResponderExcluir