19 de nov. de 2013

A MOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O processo de aprendizagem é muito complexo porque envolve sistemas e habilidades diversas, inclusive as motoras. Sendo assim, devemos entender a importância em adquirir determinados conceitos e movimentos que irão viabilizar e facilitar todo o processo de aprendizagem nesse período da educação infantil, facilitando a aprendizagem da leitura e da escrita.
Na maioria das vezes, quando a criança apresenta uma dificuldade de aprendizagem, a causa do problema não está relacionada ao nível escolar que está frequentando no momento, mas está relacionada ao fato de ter havido alguma falha no início desse processo, que é iniciado na educação infantil.
As habilidades básicas são condições mínimas para uma boa aprendizagem, e constituem a estrutura da educação psicomotora que é tão importante no processo de ensino-aprendizagem.
Para que ocorra esse desenvolvimento psicomotor, o professor precisa construir e reconstruir o seu saber, a partir de meios e estratégias para estimular suas crianças no desenvolvimento desse processo.
Os principais aspectos a serem destacados são: esquema corporal, lateralidade, organização espacial e estruturação temporal. Também é importante trabalhar as percepções e a motricidade ampla e fina.
O educador deve desenvolver atividades significativas com crianças de 0 a 6 anos com o objetivo de promover o processo ensino-aprendizagem na educação infantil. Para isso o professor e demais profissionais que atuam na educação infantil devem conhecer o desenvolvimento das crianças para atuarem de acordo com suas faixas etárias e dentro de seus limites.
Um esquema corporal mal constituído resultará em uma criança que não coordena bem seus movimentos, veste-se ou despe-se com lentidão, as habilidades manuais lhe são difíceis, a caligrafia é feia, sua leitura é inexpressiva, não harmoniosa. (MORAIS, 2002)
Um bom trabalho com a motricidade proporciona à criança realizar com facilidade atividades do dia a dia para se tornarem mais independentes, além de passar pelo processo de alfabetização com um desempenho significativo, com mais segurança e destreza.
É muito importante termos conhecimento de que o processo de linguagem escrita na criança não se inicia na alfabetização. Sendo assim, a criança deve ser estimulada a realizar atividades que envolvam movimentos com o corpo todo, e consequentemente com as mãos e dedos de forma que futuramente ela tenha melhor habilidade para usar a motricidade fina com o uso do lápis, entre outros.


TRABALHAR COM ARGILA DESENVOLVE MUITAS HABILIDADES PSICOMOTORAS. 





Você quer conhecer também como colocar limites e valores nas crianças?
Estou abrindo uma turma especial em março para o curso de 
"Metodologia do Trabalho de valores e limites com crianças".

Para mais informações, clique aqui

23 comentários:

  1. Ótimo texto, me ajudou muito (sou normalista)!
    bjbj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Fico feliz em poder contribuir. Logo vem mais textos. bjsss

      Excluir
  2. informação de grande valia. muito obrigado por compartilhar o seu conhecimento conosco

    ResponderExcluir
  3. informação de grande valia. muito obrigado por compartilhar o seu conhecimento conosco

    ResponderExcluir
  4. Eu que agradeço por visitar meu blog.

    ResponderExcluir
  5. Foi de grande ajuda no meu seminario obrigado

    ResponderExcluir
  6. muito bom esse texto...Parabéns.

    ResponderExcluir
  7. MUITO BOM, AJUDOU MUITO PARA O NOSSO ENTENDIMENTO

    ResponderExcluir
  8. MUITO BOM, AJUDOU MUITO PARA O NOSSO ENTENDIMENTO

    ResponderExcluir
  9. Fico feliz em poder colaborar com meus textos.

    ResponderExcluir
  10. Obrigada Margaret por compartilhar esse tesouro de conhecimento...!!

    ResponderExcluir
  11. Obrigada Margaret por compartilhar esse tesouro de conhecimento...!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço. Que bom que vc gostou, Marlizana.

      Excluir
  12. Olá gostaria de uma informação qual o proceder de um professor quando da um trabalho com argila para uma criança de 06anos que ainda ñ tem muita coordenação motora bem definida

    ResponderExcluir
  13. Olá gostaria de uma informação qual o proceder de um professor quando da um trabalho com argila para uma criança de 06anos que ainda ñ tem muita coordenação motora bem definida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deusa,toda atividade com argila é ótima para a desenvolver a coordenação motora da criança.
      Deixe a criança manusear livremente e criar o que consegue dentro dos seus limites.

      Excluir
  14. perfeito me ajudou muito. obrigado!!!

    ResponderExcluir
  15. Anderson, fico feliz em poder te ajudar. Eu que agradeço sua visita no meu blog.

    ResponderExcluir