28 de abr. de 2023

A importância das brincadeiras nas dificuldades da aprendizagem

 

A brincadeira faz parte do universo infantil. É a partir da brincadeira que a criança começa a interagir com o mundo e a se perceber fazendo parte desse mundo. O brincar desenvolve várias habilidades como: psicomotoras, psíquicas, afetivas e também cognitivas. A criança começa brincando sozinha manipulando objetos e partes do próprio corpo. Posteriormente, irá procurar outras crianças para brincadeiras paralelas, isto é, cada uma com seu brinquedo e com sua imaginação. A partir daí, começa a desenvolver conceito de grupo e descobre tanto prazeres como frustrações ao brincar com outras crianças, no momento em que estão interagindo nas mesmas brincadeiras e, assim, vão crescendo emocionalmente.

Podemos dizer que o brincar é o início para o desenvolvimento integral da criança, desenvolvendo o aspecto psicomotor e sua consequente influência no desenvolvimento das habilidades envolvidas na aprendizagem da leitura, escrita e matemática. Assim podemos afirmar que o brincar, além de ser prazeroso, vai te proporcionar um desenvolvimento integral em todos os aspectos.

A brincadeira incentiva a criatividade e a imaginação através do jogo simbólico, e também estimula o desenvolvimento das habilidades motoras fina e ampla, uma vez que exercita e movimenta o corpo, desenvolvendo a coordenação motora.

Sendo assim, é importante o trabalho psicopedagógico entrar com a ludoterapia tanto na dificuldade de aprendizagem como em sua prevenção. O jogo é um dos exemplos de ferramenta psicopedagógica para auxiliar a aprendizagem. Não se deve considerar a brincadeira uma atividade apenas  como  diversão, pois temos que analisá-la através de propósitos psicopedagógicos que visam o desenvolvimento da criança em buscar outras adaptações e análises dentro das habilidades necessária para cada caso, individualmente.

Mesmo tratando-se de habilidades complexas, podemos naturalmente vivenciar e desenvolver adaptações que se fazem necessárias quando se permite a possibilidade através do brincar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário