8 de ago. de 2023

O impacto da pandemia nas crianças que foram alfabetizadas durante esse período.

 

Não há dados finais ou conclusivos sobre o impacto da pandemia na alfabetização das crianças a longo prazo. No entanto, é importante reconhecer que a interrupção das aulas presenciais e a transição para o ensino remoto durante a pandemia podem ter tido diversos efeitos nas crianças em relação à alfabetização.

Algumas crianças podem ter enfrentado muitos desafios devido à falta de acesso a recursos adequados, interrupções nas rotinas escolares e dificuldades em se engajar no ensino remoto. A aprendizagem da alfabetização muitas vezes requer interação direta, prática constante e apoio individualizado, o que pode ter sido mais difícil de alcançar durante esse período.

A alfabetização envolve interações sociais importantes para a prática da leitura e escrita. Aulas virtuais podem desviar a atenção e motivação das crianças.

Alunos com dificuldade de aprendizagem podem enfrentar mais desafios na aprendizagem remota, exigindo abordagens individualizadas que nem sempre são fáceis de implementar virtualmente.

Alunos que perderam parte do ensino presencial podem precisar de esforços adicionais para recuperar o atraso na alfabetização.

Por outro lado, algumas famílias e escolas podem ter encontrado maneiras criativas de continuar apoiando a alfabetização das crianças por meio de aulas online, materiais impressos e outras atividades virtuais.

Eu, como psicopedagoga, tenho observado a procura em atender crianças de várias escolas que estão apresentando dificuldade na alfabetização e que foram alfabetizadas nesse período da pandemia.

É fundamental que educadores, pais e psicopedagogo trabalhem juntos para enfrentar essas dificuldades, criando estratégias para a interação social e adaptem as abordagens de ensino para atender às necessidades específicas de cada criança.

Lembrando que cada criança é única, portanto, é importante adaptar as estratégias de acordo com suas características e progresso.


 

 

 

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